Segurança - ou falta dela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Segurança - ou falta dela

Mensagem por Nuno Medeiros em Seg Jun 22 2015, 10:15

Antes de mais, peço desculpa por inserir este tópico aqui, mas não sabia como criar um novo tema.

Gostaria de avisar os meus vizinhos que a minha habitação foi assaltada.
Entre as 14h30 e as 18horas do dia 16/6 entraram-me em casa com chave falsa (tenho porta de segurança).
Falei com os vizinhos da minha entrada (e alguns deles estiveram em casa toda a tarde) e ninguém deu conta de nada.
Falei com o segurança que diz que andou pela zona nesse período de tempo que também não deu por nada.
A polícia diz que este é um modo de operar dos gatunos já conhecido deles. Fazem previamente reconhecimentos das fechaduras, escolhem preferencialmente andares superiores (moro no 5º Andar) pois dão mais tempo de fugir em caso de chegar alguém ao prédio, vão à procura de dinheiro e ouro, demoram 5 a 10 minutos dentro da habitação.
A única segurança eficaz contra este tipo de assaltantes é ter um alarme simples.
A policia também disse que não tem tido queixas de outros assaltos na zona.
A minha intenção não é a de alarmar, mas sim a de avisar para que andemos mais atentos.

Cumprimentos
Nuno Medeiros

Nuno Medeiros

Ver perfil do usuário

Cuidados de segurança

Mensagem por Admin em Ter Jun 23 2015, 13:21

Em primeiro lugar, queremos agradecer a informação que disponibilizou no nosso fórum.

Embora esta não seja a primeira ocorrência do género, a situação que nos relata é preocupante pois aparentemente denota conhecimento dos hábitos do proprietário do imóvel, por parte de quem praticou o assalto. Escusado será dizer que este tipo de ocorrências faz-nos lembrar que a segurança deve ser uma prioridade que não deve ser descurada especialmente no período de férias que se avizinha.

A verdade é que todos nós podemos e devemos contribuir para uma maior segurança das nossas habitações e da dos nossos vizinhos. Cuidados simples como não abrir a porta dos prédios a desconhecidos e fechá-la à chave a partir de determinada hora, são básicos mas podem ser de uma importância capital para evitar assaltos. Para além destes, existem outras precauções que podem ajudar na proteção das nossas habitações como a colocação de sistemas de alarme (um pequeno rectângulo que indique que a casa dispõe de alarme pode ser o suficiente para impedir que a casa seja assaltada), não guardar em casa jóias ou elevadas quantias de dinheiro, não deixar a correspondência ou publicidade acumular-se na caixa do correio, não comentar em público ou com desconhecidos os planos de férias, nem as datas em que se prevê estar ausente, etc.

É claro que mesmo assim existe sempre o risco do imprevisto ocorrer, pelo que é fundamental constituir-se um seguro de recheio que cubra este tipo de danos. É importante no entanto que na apólice de seguro fiquem claramente identificados os bens a segurar e o seu valor. Por outro lado é conveniente guardar as faturas de compra dos bens de maior valor. Para além disto convém fotografá-los (no caso de equipamentos electrónicos, de forma a que sejam visíveis os respetivos números de série).

Todos estes cuidados poderão parecer excessivos, mas convém não esquecer que em caso de sinistro é o segurado que tem o ónus da prova, ou seja, tem que demonstrar que os bens lhe pertenciam e estavam na sua posse, dentro de sua casa.

Por fim, mesmo quando se encontre na sua habitação, feche a sua porta à chave (mantendo-a na fechadura pelo lado de dentro). Se se ausentar para férias, convém dizer a um vizinho da sua confiança que o vai fazer.

Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://fase2-novaramalde.forumportugues.com.pt

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: